quinta-feira, 8 de julho de 2010

BRASILEIRO ESTÁ NO MUNDO INTEIRO
























A Copa do Mundo 2010 já está no fim e infelizmente o Brasil, da mesma forma que os nossos vizinhos da América do Sul, não chegou à final. Apesar dos pesares, valeu a experiência. Quando digo “experiência” me refiro à minha experiência e de outros tantos brasileiros que moram fora. Vivendo na Inglaterra foi possível sentir como é torcer pelo país de origem estando tão longe.

Amigos reunidos para assistir aos jogos, roupas características, bandeiras, muita cerveja e petiscos. Tudo isso parece comum quando o assunto é futebol. Só que aqui, cada pequeno detalhe, se torna mais emocionante. Primeira copa que assisto vivendo distante do Brasil e já foi possível perceber que a raça da torcida é ainda maior. A sensação de encontrar pessoas que vibram por um mesmo objetivo é maravilhosa. Mais que isso, a oportunidade de conhecer brasileiros que sentem o mesmo que você, alegrias e decepções semelhantes, é fantástica. Pois é, futebol também serve para aproximar novos amigos.

Um dos pontos interessantes de se morar na Inglaterra é observar diversas culturas, torcedores de países diferentes, em um só lugar. É mais ou menos assim: espanhóis torcendo pela Espanha no pub da esquina ao mesmo tempo em que portugueses vibram por Portugal no outro lado da rua. Tem até inglês simpatizante na concentração brasileira. Talvez por excesso de segurança a seleção está fora da copa 2010. O importante é que nosso país perdeu a batalha, mas não a guerra. No futuro (2014) tem muito mais e a torcida agora é para que o gaúcho Felipão esteja no comando da grande festa










Nenhum comentário: