sábado, 4 de outubro de 2008

Um lugar ao sul: praias e agito garantido

Sol, mar e noites badaladas. Bournemouth é exatamente assim, cidade de clima temperado que reúne a galera jovem de várias partes do mundo. Os 22 km de praias atraem estudantes e turistas, principalmente no verão. Julho e agosto são sinônimos de festa e agito, são sinônimos de férias na Europa.
As danceterias e bares, localizados à beira-mar ou no centro da cidade, ficam lotados. São brasileiros, espanhóis, portugueses, ingleses... Milhares de pessoas passam por Bournemouth todos os anos, boa parte delas se encontra durante a noite. As opções de pubs e night clubs são inúmeras. Os estilos musicais se parecem, e muito, com os escutados nas casas noturnas do Brasil. Raves e música eletrônica estão em primeiro lugar. Rosa Nunes (20 anos), uma portuguesa que mora há dois anos na cidade, conta que “uma vez por semana algumas danceterias promovem festas temáticas. Por exemplo, com música de vários países e participação de DJ’s do mundo todo”. Os night clubs reservam um andar aos sons latinos, como salsa, merengue e reggaeton. Na noite do estudante, que acontece em determinado dia da semana, a entrada é de graça e a cerveja barata.
Mas nem tudo é alegria na cidade litorânea ao sul da Inglaterra. O que desagrada os jovens fumantes é a Lei England smokefree, que proíbe as pessoas de fumarem em ambientes fechados. Pode estar chovendo, ou um pouco mais frio, não importa. A lei é bem clara: se quiser fumar é em lugar aberto. “A multa pode ser até de £ 200 para quem não cumprir”, comenta Rosa.
E tem mais reclamação por aí. Os bares e danceterias fecham cedo, por volta das três da manhã. A partir desse horário é proibida a venda de bebidas alcoólicas. Tudo isso também é lei. Apesar das restrições a galera improvisa. Os night clubs fecham, mas o agito continua na casa dos amigos até amanhecer. Nisso tudo, uma coisa é certa: a festa não pode parar.

Um comentário:

Anônimo disse...

dani adorei essa sua reportagem assim eu fico sabendo mais sobre essa cidades..

bjao